quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Presença Germânica em Santo Antônio


          Santo Antônio sempre se identificou como uma cidade fundada pela cultura portuguesa, no entanto Rolante fez parte de Santo Antônio até 1955 e ainda hoje percebe-se a forte presença da cultura alemã, sendo possível escutar os mais velhos falando em Hunshück, dialeto falado por muitos imigrantes alemães. Então decidi criar essa postagem para lembrar a cultura germânica é muito mais presente em Santo Antônio do que estamos acostumados a perceber.

A IGREJA DA MATRIZ


           O principal símbolo da cidade foi construído em estilo germânico, embora sua construção não tenha sido coordenada por descendentes de alemães, mas sim pelos portugueses  Joaquim Alves Canteiro e José Mendes Portal, e mais tarde pelo italiano Antonio Miceli que adicionou a torre ao projeto com traços típicos das igrejas alemãs. Isso se deu por que o estilo empregado, o Neogótico, foi muito popular na Europa e amplamente adotado para a construção de igrejas no Rio Grande do Sul onde havia italianos - e também alemães. Vale lembrar também que vários dos vigários da capela tinham origem germânica, dentre eles o mais ilustre: Wunibaldo Backs.



O COLÉGIO SANTA TEREZINHA




1ª Etapa do Prédio em 1945.
          Foi o Cônego Wunibaldo Backs que já no seu segundo ano de serviço na igreja, fundou o Colégio Paroquial para meninos em 1933, mas a oferta e qualidade de ensino continuavam precárias, então Wunibaldo conseguiu um empréstimo com a Cooperativa Austríaca de Construção para a construção do primeiro prédio do Colégio Santa Terezinha, lembrando que a Áustria é vizinha da Alemanha e compartilha com ela muitos elementos da cultura germânica. Também foi com a congregação alemã “Damas Inglesas” que Wunibaldo tentou recrutar as primeiras Irmãs para lecionar na escola. Elas vieram para o Brasil, mas acabaram abandonando Wunibaldo para aceitar outras ofertas em São Paulo. Por fim, em 1938 Wunibaldo conseguiu suas Irmãs através da congregação Irmãs Escolares de Nossa Senhora de Santa Catarina, que imagino também terem forte influência da cultura alemã, pois é notável o número de Irmãs alemãs e descendentes que passaram pelo colégio desde então. Em 1940 é finalmente fundado o primeiro prédio do Colégio Santa Terezinha.

FAMÍLIAS ALEMÃS EM SAP

        De tão acostumados a ouvir esses nomes, talvez muitos não notem a origem diferente de alguns sobrenomes  muito conhecidos aqui. Coloquei aqui alguns nomes que de alguma forma se destacaram no município.

          Vamos começar pelo sobrenome do nosso atual prefeito. Bier é um nome tipicamente alemão e além de Paulo Bier, outro cidadão da mesma família já havia sido prefeito de nossa cidade, o seu pai Gelso Marcelo Bier.

            Todos conhecem a Avenida Afonso Porto Emerim, mas provavelmente poucos sabem que ele era de família alemã. Esse “Emerim” que parece português ou italiano, era na verdade “Emerich”, mas como muitos sobrenomes de difícil compreensão na época da imigração, seu sobrenome teve a grafia alterada pelo escrivão. Seu filho, Léo Afonso Rodrigues Emerim também se destacou como advogado e chefe político local.

         Outro sobrenome interessante é Von Saltiel. Na década de 60, Jorge Von Saltiel também se tornou prefeito da cidade e no curto período de dois anos realizou feitos importantíssimos para o município. Iniciou a construção da então única usina de açúcar do Rio Grande do Sul, a AGASA, a construção da ponte do Km 15 ligando Santo Antônio à Taquara, do prédio de Correios e Telégrafos, além de muitas escolas.

COMO OS ALEMÃES CHEGARAM A SAP

         Ao contrário de outras cidades com forte presença germânica, Santo Antônio não foi o destino inicial e dos imigrantes alemães. A maioria deles vinda entre 1824 e 1829 se instalou em São Leopoldo e se espalharam pelo Vale do Caí e Vale dos Sinos até chegarem aqui.

       No século dezenove, a pobreza e a fome assolavam a Alemanha e seus países vizinhos. Com a chegada da revolução industrial, muitos artesãos ficaram desempregados sem poderem competir com o baixo custo e alta qualidade da produção das máquinas, embarcando na promessa do “novo mundo”.  Aportando em São Leopoldo, muitos se instalaram aos arredores do Rio dos Sinos descendo até Rolante (pertencente a SAP na época) trabalhando com seus ofícios de sapateiros, marceneiros e outros trabalhos artesanais. Alguns descendentes de imigrantes alemães também vieram de Porto Alegre e se fixaram no Caraá à procura de terras férteis para o plantio e exploração da força hídrica para moinhos e serrarias.

ROLANTE E SEU LEGADO

Casa Mack  em Rolante.
         Sendo de origem alemã por três ramos da minha família, eu sempre me interessei pela cultura germânica e visitando Rolante para conhecer outros entusiastas do assunto conhecidos num grupo de discussão, fique impressionado com a preservação da cultura alemã na cidade. Os prédios com fachadas típicas dos imigrantes alemães, os ofícios passados de pai para filho, a culinária alemã com suas cucas e “schmiers”, mas principalmente o uso do dialeto Hunshück pelos mais velhos. É indescritível você ouvir as pessoas falando a língua antiga e quase esquecida dos seus antepassados, é como viver uma época que não existe mais. Esse dialeto não é mais falado na Alemanha há quase 200 anos e atrai cada vez mais pesquisadores estrangeiros maravilhados com essa história viva preservada.

       Bem, pessoal. Espero que vocês tenham gostado dessa pequena coletânea de elementos germânicos que fazem parte de nossa cidade e que muitas vezes não são notados. Como diriam em Rolante, Tschüss!

Encontro dos "Amigos de Rolante" em 2011.

      Dedico essa postagem ao rolantense Affonso Both que sempre nos recebeu muito bem, o genealogista sempre prestativo Nélio Schmidt, o grande amigo e entusiasta da cultura alemã Eduardo Kauer, nosso professor de história arquitetônica sempre bem disposto Gil Jacobus, além de um especial agradecimento à família Maciel que vem ao longo de décadas resgatando e preservando a memória patrulhense.


F.Essy


Leia também:
A Biblioteca Tombada

FONTES

Livros:
Remeniciências de Minha Terra - José Maciel Júnior
Santo Antônio da Patrulha Re-Conhecendo Sua História - Véra Maciel, Coralina Ramos, etc.
Santo Antônio da Patrulha nas Memórias do Padre Wunibaldo - Cônego Wunibaldo Backes
Sites:
Santo Antônio da Patrulha em Fotos e Fatos - Marcelo Fernandes

6 comentários: